Cemitério-Parque Jaraguá

Acolhimento quando você mais precisa!

Acolhimento quando você mais precisa!

A importância de estar preparado para o Luto

A importância de estar preparado para o luto

A perda de uma pessoa próxima, seja alguém da família ou um amigo é um processo doloroso, mas ainda assim você precisa pensar sobre a importância de estar preparado para o luto.

A única certeza que temos é de que a vida é passageira, e, muito embora, não saibamos quanto tempo cada um vai viver, é possível se preparar para tornar esse momento mais suportável. 

Confira um pouco mais sobre a importância de estar preparado para o luto. Acompanhe a leitura! 

Como estar preparado para o luto?

Diversos sentimentos negativos permeiam a ideia de perder um ente querido, mas a maioria das pessoas tem a sensação de que isso é algo distante, e que não é preciso se preocupar com isso agora.

É claro que não há necessidade de pensar em morte de maneira recorrente, mas é preciso se conscientizar e aceitar que a vida é cheia de surpresas, e algumas delas, são inevitáveis como perder alguém em algum momento.

Embora nunca estejamos preparados, podemos pensar em maneiras para tornar esse processo mais natural, encarando a morte como um fato inerente à vida.

A primeira coisa a fazer é realizar os seus desejos, faça e diga o que precisa em relação à sua própria vida e à vida dos seus entes queridos para evitar se arrepender depois.

Diga o que sente, faça aquela viagem, realize aquele projeto e encoraje os seus entes queridos a fazer o mesmo. Não espere o futuro para aproveitar a oportunidade de fazer algo importante.

Outro ponto delicado ligado à morte, é a partilha de bens, por isso, converse a respeito com seus familiares. Caso seja necessário, faça um testamento ou outra forma de planejamento sucessório para evitar desentendimentos.

Aceite que a dor da perda é inevitável, mas nem por isso você precisa parar sua vida, procure vivenciar à sua maneira todas as fases do luto, para que ao final você possa prosseguir sua vida, ainda que a saudade esteja sempre presente. 

Nos momentos mais difíceis busque apoio de familiares e amigos, ou ainda, se sentir necessidade, busque ajuda psicoterápica.

Além de tudo isso, existe uma questão prática de ordem financeira envolvendo a morte. É necessário se preocupar com o funeral e o sepultamento. Esse tipo de serviço, geralmente envolve um alto custo, principalmente se for contratado de última hora.

Isso significa que quem não tem um plano funerário pagará altos preços, por isso a saída mais benéfica do ponto de vista de organização financeira como forma de preparação para o luto, é a contratação de um plano antecipadamente.

Conclusão

Há momentos como o luto que acontecem sem que estejamos preparados, mas faz parte dessa preparação contar com ajuda especializada. A prevenção e o planejamento são escolhas que podem ajudar a enfrentar esse momento difícil.

Entre em contato conosco e conheça nossa estrutura! Temos planos preventivos para que sua família possa se planejar da melhor forma para uma situação de luto.

Oferecemos uma excelente estrutura e nosso empreendimento se preocupa com a responsabilidade ambiental. Conheça os Planos Preventivos do Cemitério-Parque Jaraguá.

Cemitério Parque Jaraguá: Acolhimento quando você mais precisa.