Cemitério-Parque Jaraguá

Acolhimento quando você mais precisa!

Acolhimento quando você mais precisa!

Como ajudar amigos e familiares a superar o luto?

Como ajudar amigos e familiares a superar o luto

A perda de alguém próximo gera reflexão sobre a dor de outras pessoas que a cercam e que também sofrem com o luto. Você sabe como ajudar amigos e familiares a superar o luto?

A experiência de conviver com a perda de um ente querido ou amigo próximo causa um sofrimento intenso e difícil de suportar.

A grande maioria das pessoas não está preparada para lidar com essas perdas que fazem parte da vida de qualquer pessoa e não há como evitar. 

A morte de uma pessoa querida traz para os familiares e amigos a necessidade de se esforçar para enfrentar esse sofrimento e se adaptar à nova realidade.

O processo de luto é um período necessário para que a pessoa possa silenciar e digerir a perda, para depois poder retomar a sua vida.

Esse processo, não é fácil nem rápido, e se torna mais difícil conforme a intensidade do vínculo afetivo ou se a perda foi precoce ou repentina, como num acidente, por exemplo.

Mas afinal, como ajudar amigos e familiares a superar o luto?

Cada pessoa apresenta reações e maneiras de digerir a perda de forma diferente, para, então, começar a tomar atitudes para reorganizar a vida.

Quando acontece o velório, as pessoas se despedem de quem partiu, mas também podem oferecer apoio a familiares e amigos mais próximos.

É preciso permitir que essas pessoas vivenciem e expressem essa dor à sua maneira, sem julgamentos ou pressão para que elas retomem rapidamente sua rotina.

Ao contrário do que muitos pensam, chorar é uma ótima forma de manifestar a dor da perda, assim como conversar sobre o que ocorreu.

As boas recordações, como fotos, vídeos e outras memórias de quem faleceu são uma forma de cultivar sentimentos positivos e isso é importante para que o luto possa ser superado.

A superação é no sentido de processar a perda, e entender que, daqui para frente, a vida precisa seguir sem a pessoa amada.

Quando ocorre o luto, é comum que os sentimentos fiquem confusos e sentimentos como os de extrema tristeza, raiva, solidão etc., tomem conta do enlutado.

Algumas pessoas enfrentam processos de depressão e se sentem totalmente incapazes de sobreviver sem o ente perdido.

A culpa também é um sentimento muito frequente, quando a pessoa acredita que poderia ter mudado o destino ou agido de forma diferente. 

Além disso, alguns comportamentos como sono alterado, falta ou aumento de apetite, desatenção, lapsos de memória, lentidão na fala e no pensamento etc., também são muito comuns.

Diante dessa situação, todo o apoio dos familiares e amigos é bem-vindo para aliviar essa sensação de desamparo.

Se você quer ajudar um enlutado, tenha em mente algumas ações que você pode tomar neste sentido:

  • Deixe-o expressar sua dor, permitindo que ele demonstre a saudade de forma que desejar;
  • Não o impeça de chorar e não lhe exija ser mais forte;
  • Seja paciente com as reações extremas do enlutado;
  • Esteja por perto;
  • Coloque-se à disposição para ajudar no que for preciso;
  • Ajude na realização de tarefas simples do dia a dia;
  • Não use frases como “foi melhor assim”, pois nem sempre será para a pessoa que ficou;
  • Não finja que nada está acontecendo;
  • Não tente distrair a pessoa o tempo todo;
  • Deixe-a expressar a sua espiritualidade e suas crenças;
  • Apenas escute, sem interferir em seus sentimentos;

Às vezes um abraço e silêncio são melhores do que palavras.

Conclusão

Há momentos na vida que acontecem sem que estejamos preparados, mas é preciso contar com ajuda profissional em situações emergenciais.

Nesses momentos, o mais importante é se concentrar no que há de mais valioso: o acolhimento da família.

O planejamento pode ajudar a enfrentar as adversidades da vida. Conheça os serviços oferecidos pelo Cemitério Parque Jaraguá.

Oferecemos atendimento humanizado para que você possa escolher o plano que melhor atende suas necessidades.

Entre em contato conosco! Temos planos preventivos para que sua família esteja preparada para situações de luto futuras! Cemitério Parque Jaraguá: Acolhimento quando você mais precisa.