Cemitério-Parque Jaraguá

Acolhimento quando você mais precisa!

Acolhimento quando você mais precisa!

Como cuidar melhor da sua saúde

Como cuidar melhor de sua saúde

A busca por informações sobre produtos e serviços de saúde cresceu com a crise sanitária, este período certamente contribuiu para que as pessoas procurassem saber como cuidar melhor da sua saúde.

Alguns cuidados com a saúde são muito simples e difundidos, como fazer exercícios físicos por exemplo, mas pesquisas apontam que a dificuldade de grande parte das pessoas é a mudança de hábitos diários.

Todo mundo sabe que cuidar da saúde é a melhor forma de evitar doenças e ter longevidade, mas como superar a dificuldade de incorporar novos hábitos à sua rotina diária?

Confira neste post algumas dicas e informações que irão te ajudar a mudar os seus hábitos e cuidar melhor da sua saúde! Acompanhe a leitura!

Como cuidar melhor da sua saúde incorporando novos hábitos

Adotar novas atitudes e hábitos diariamente pode parecer difícil, mas é o ponto inicial para promover a saúde física, emocional e mental.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), considera o autocuidado um direito do cidadão, e promove ações com o objetivo de incentivar as pessoas a tomar decisões benéficas em relação à própria saúde.

Conheça os 7 pilares do autocuidado definidos pela Organização Mundial da Saúde

Uma dessas ações é a definição de 7 pilares do autocuidado, realizado pela OMS, diante da dificuldade apresentada por grande parte das pessoas em aderir a hábitos saudáveis no dia a dia.

Os 7 pilares do autocuidado segundo a OMS são:

  • Busca por informações;
  • Cuidados com higiene;
  • Prática regular de atividade física;
  • Alimentação balanceada;
  • Evitar comportamentos nocivos como o alcoolismo e tabagismo;
  • Autoconhecimento em relação ao próprio corpo aprendendo a identificar sinais de que algo não está bem;
  • Utilizar medicamentos e outros produtos de maneira responsável;

Parece simples não é mesmo? Mas como dissemos anteriormente, a dificuldade está na aplicação desses hábitos no cotidiano, ou seja, as pessoas sabem, mas não adotam efetivamente os hábitos saudáveis.

Uma pesquisa sobre autocuidado realizada pela Associação Brasileira de Medicamentos sem Prescrição (ABIMIP), que associa os 7 pilares da OMS com os efeitos da pandemia, constatou que houve mudanças de comportamento provocadas pela crise sanitária.

No entanto, a pesquisa evidenciou que embora a maioria dos participantes tenham se mostrado dispostos a mudar hábitos para preservar a saúde, cerca de 93% afirmam que melhoraram os hábitos de higiene, mas apenas 19% melhoraram a alimentação e apenas 9% deixaram de fumar.

Isso significa que, na prática, embora as pessoas estivessem mais preocupadas com o autocuidado, não conseguiram incorporar na rotina hábitos saudáveis importantes para a prevenção de obesidade e doenças cardiovasculares, por exemplo.

Em outras palavras, as pessoas estão conscientes sobre a necessidade de mudar de hábitos, mas encontram obstáculos no dia a dia, na incorporação efetiva desses novos hábitos.

Aderindo a novos hábitos pensando na sua saúde e longevidade

O esforço pessoal precisa estar voltado à identificação dos obstáculos e superação deles, para que o hábito possa ser incorporado à rotina.

Para quem enfrenta dificuldade em manter uma alimentação mais saudável, a dica é estabelecer horários fixos para as refeições, comprar e escolher alimentos mais naturais, frescos e saudáveis e, se for o caso, buscar ajuda profissional.

No caso do sedentarismo, a dica é encontrar um espaço na agenda, definir a data de início e começar com algo leve e prazeroso. Experimente diversas atividades até encontrar aquela que lhe traga mais prazer, dentro do possível, é claro.

Caminhar na rua, por exemplo, é algo muito benéfico para a circulação e acessível a quase todas as pessoas, capriche na força de vontade e levante-se do sofá ou da mesa de trabalho!

Deixar a dependência de cigarro e álcool é algo mais delicado, e, que, muitas vezes demanda ajuda profissional, então a dica é, busque ajuda e fique livre de hábitos nocivos que deterioram o seu corpo e tenha mais saúde e longevidade!

Conclusão

Agora que você conheceu um pouco mais sobre como cuidar melhor da sua saúde, venha conhecer os serviços oferecidos pelo Cemitério-Parque Jaraguá.

Nosso espaço também funciona como um local seguro para prática de corrida e caminhada, muito frequentado pelos moradores da região, por ser agradável e possibilitar o contato com a natureza.

Temos planos preventivos para que sua família esteja preparada para situações de luto futuras!